Montando máquina para minerar com 5k

luciojpluciojp Member Posts: 6
Olá pessoal, depois de passar muito tempo lendo e vendo discussões sobre mineração de ethereum decidi investir 5 mil temes (ou algo nessa casa, não necessariamente 5 mil fechado, pode variar um pouco). Escolhi as peças e vim aqui apresenta-las e perguntar se alguém tem alguma sugestão de mudanças a fazer tendo em vista que irei comprar tudo nessa black friday (vou comprar em lojas que realmente fazem desconto, e não a enganação que rola por ai).

Sem o possível desconto que irei obter, a máquina está passando um pouco dos 5.000. Pretendo começar com 4 placas de vídeo e quero ter a liberdade de poder colocar mais uma se assim quiser. Nesse cenário surgiu esse kit:

Kit placa mãe + processador mais barato que encontrei e que atenda as minhas necessidades:
- Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM3+ ATX GA-970A-DS3P (R$ 415,90)
-- 1x Slot PCI Express 2.0 x16, rodando em x16 (PCIEX16)
-- 1x Slot PCI Express 2.0 x16, rodando a x4 (PCIEX4)
-- 3x Slot PCI Express 2.0 x1 expresso
- Processador AMD FX 4300, Black Edition, Cache 8Mb, 3.8GHz, AM3+ FD4300WMHKBOX (R$ 369,90)

-Placa de vídeo escolhida foi a RX 470 4GB, que vão ser 4 dela. Irei mudar a bios delas para chegar na casa dos 28~29Mh/s. Achei por R$ 914,99.
-Memória Corsair 4GB 1600Mhz DDR3 CL11 R$ 115,90

E para aguentar isso tudo com margem de sobra uma Fonte Corsair CX-750W 80 Plus Bronze - CP-9020015 por R$ 440,90.
Totalizando R$5002,56 + frete. (sem o possível desconto da BF que conseguirei)

E no local que moro pago uma taxa fixa de energia (acertei com o dono do imóvel assim, está incluso no aluguel), independente do consumo pago um valor x. Então não irá aumentar minha conta.

Esse kit irá me proporcionar uns 112Mh/s que rende uns 220~230 dólares mês, ou seja, pouco mais de R$700. Em 7 meses e pouco recupero o investido. (ou menos que isso que conseguir um bom desconto na BF) E aí, o que vocês acham? Algo a mudar? Vale a pena? Acharam kit processador + placa mãe (por exemplo) que atenda o que eu quero por um valor mais em conta?

Abraços e agradeço desde já!

Comments

  • DaanikDaanik Member Posts: 2
    edited November 2016
    Esses processadores AM3+ não são bons para esse preço, você deve achar algum i3 ou i5 pelo mesmo preço, a partir da 3º geração, e você ainda terá um desempenho melhor.

    Você também deve prestar atenção em quantos 'PCI-E lanes' o chipset, no caso dos processadores AMD, ou o processador, no caso intel, tem.

    Deixe-me explicar, nos processadores AM3+ da AMD os 'PCI-E lanes' são controlados pelo chipset, e nos processadores intel, a partir da geração SandyBridge se não me engano, os PCI-E lanes são controlados pelo próprio processador, isso melhora o desempenho por razão do barramento PCI-E passar a se comunicar diretamente com o processador.

    E portanto a 3º e 4º placa de vídeo vão sofrer um gargalo terrível com esse setup, porque placas AMD usam 4x lanes em crossfire, no mínimo e você tem os slots 16x/4x/1x/1x/1x.

    Meu processador é o i7 4790k e ele tem uma capacidade de controlar 16 PCI-E lanes, isso significa que se eu conectar uma segunda placa de vídeo no meu segundo PCI-E slot 4x, o primeiro slot que tem 16 lanes passará a operar a 8 lanes para se comunicar com primeira placa de vídeo e todos os 4 lanes do segundo slot se comunicação com sua respectiva placa, resultando numa configuração 8x/4x com 12 PCI-E lanes em uso. Se eu forçasse na BIOS para que houvesse uma configuração 16x/4x, com 20 PCI-E lanes de uso, quando o sistema fosse submetido a um dado estresse, que pode variar de i7 4790k para i7 4790k, o sistema teria um gargalo no processador e seriam usados algo como 20% da capacidade máxima das placas de vídeo.

    Em questão da placa de vídeo também prefiro a AMD, no entanto atente que uma R7 260 pode ser ainda uma melhor escolha do que essa RX 470. Falo por experiencia própria, você terá uma diferença de 15~20fps em jogos ou uma diferença de +/- 5MH/s gastando R$400,00 a mais ou poupando-os.

    Tenho uma R7 265 e jogo meus jogos na melhor configuração de gráficos, nos mais pesados tenho 40fps e sinceramente não pagaria R$400,00 só para aumentar para 60fps, ao invés disso compraria um HDD de 2Tb.

    Não se deixe levar pelo marketing que faz as pessoas levarem um produto 5% melhor por um preço 20% maior.

    Imagino que, a menos que você tenha algum motivo específico para escolher esse equipamento, você pode comprar um PC mais barato com a mesma potencia desse setup de 5k ou um mais potente valendo 5k e não ter que esperar tanto tempo para que ele pague o investimento.
    Post edited by Daanik on
  • luciojpluciojp Member Posts: 6
    Daanik said:

    Esses processadores AM3+ não são bons para esse preço, você deve achar algum i3 ou i5 pelo mesmo preço, a partir da 3º geração, e você ainda terá um desempenho melhor.

    Você também deve prestar atenção em quantos 'PCI-E lanes' o chipset, no caso dos processadores AMD, ou o processador, no caso intel, tem.

    Deixe-me explicar, nos processadores AM3+ da AMD os 'PCI-E lanes' são controlados pelo chipset, e nos processadores intel, a partir da geração SandyBridge se não me engano, os PCI-E lanes são controlados pelo próprio processador, isso melhora o desempenho por razão do barramento PCI-E passar a se comunicar diretamente com o processador.

    E portanto a 3º e 4º placa de vídeo vão sofrer um gargalo terrível com esse setup, porque placas AMD usam 4x lanes em crossfire, no mínimo e você tem os slots 16x/4x/1x/1x/1x.

    Meu processador é o i7 4790k e ele tem uma capacidade de controlar 16 PCI-E lanes, isso significa que se eu conectar uma segunda placa de vídeo no meu segundo PCI-E slot 4x, o primeiro slot que tem 16 lanes passará a operar a 8 lanes para se comunicar com primeira placa de vídeo e todos os 4 lanes do segundo slot se comunicação com sua respectiva placa, resultando numa configuração 8x/4x com 12 PCI-E lanes em uso. Se eu forçasse na BIOS para que houvesse uma configuração 16x/4x, com 20 PCI-E lanes de uso, quando o sistema fosse submetido a um dado estresse, que pode variar de i7 4790k para i7 4790k, o sistema teria um gargalo no processador e seriam usados algo como 20% da capacidade máxima das placas de vídeo.

    Em questão da placa de vídeo também prefiro a AMD, no entanto atente que uma R7 260 pode ser ainda uma melhor escolha do que essa RX 470. Falo por experiencia própria, você terá uma diferença de 15~20fps em jogos ou uma diferença de +/- 5MH/s gastando R$400,00 a mais ou poupando-os.

    Tenho uma R7 265 e jogo meus jogos na melhor configuração de gráficos, nos mais pesados tenho 40fps e sinceramente não pagaria R$400,00 só para aumentar para 60fps, ao invés disso compraria um HDD de 2Tb.

    Não se deixe levar pelo marketing que faz as pessoas levarem um produto 5% melhor por um preço 20% maior.

    Imagino que, a menos que você tenha algum motivo específico para escolher esse equipamento, você pode comprar um PC mais barato com a mesma potencia desse setup de 5k ou um mais potente valendo 5k e não ter que esperar tanto tempo para que ele pague o investimento.

    Muito obrigado pela ajuda! Excelente explicação! Eu iria pedir no privado alguma sugestão boa de placa mãe + processador que não aconteça isso que você falou, porém, pode ser a dúvida de outra pessoa também. Então, pode me ajudar nessa escolha e postar aqui uma sugestão?

    Sobre a placa de vídeo vou dar uma pesquisada mais sobre a r7 260!

    Muito obrigado novamente!
  • luciojpluciojp Member Posts: 6
    Dei uma procurada e vi que os processadores skylake dão suporte para até 20 PCI Express 3.0
    Então achei esse kit de processador + placa mãe:
    - Placa-Mãe ASRock p/ Intel LGA 1151 mATX B150M Pro4 DDR4 (R$ 533,90)
    --2 x slots PCI Express 3.0 x16 (PCIE1: modo x16; PCIE4: modo x4)*
    --2 x slots PCI Express 3.0 x1 (PCIe Flexível)

    e Intel Pentium G4400 Skylake, Cache 3MB, 3.3Ghz, LGA 1151, Intel HD Graphics 510 BX80662G4400 por R$ 235,90.

    O que me diz desse kit?

    E sobre a R7 260 vi que ela só da de 5~15Mh/s dependendo do fabricante. Acho que não compensa muito.

    Abraços!
  • uzzyuzzy Member Posts: 33
    RX é a opção a ser escolhida, entre a 470 e 480 fica ai ao seu critério.
    Sobre a mobo, nem cheguei a procurar no mercado brasileiro mas aqui há uns exemplos:



    Procuraria uma fonte selo gold (mas se teu mining consumir menos, então essa escolhida sua vai servir).

  • PAULOPAULO Member Posts: 4
    esta cara. consigo com preço menor

    6 RX 470 R$5340,00
    MOBO GIGABYTE R$390,00
    RISERS USB R$115,00
    FONTE EVGA 850W R$500,00
    CPU AMD SEPROM 145 R$ 80,00
    TOTAL R$6425,00
    ROI SEM ENERGIA R$ 8 MESES 2 SEMANAS
    TOTAL HASHRATE 171MH/S
    DIFICULDADE ATUAL 83,9733
    ETH Price: 9,59
    Pool Fee 1%
    ETH MES 26.39
    VALOR EM DOLAR U$250.56
  • luciojpluciojp Member Posts: 6
    PAULO said:

    esta cara. consigo com preço menor

    6 RX 470 R$5340,00
    MOBO GIGABYTE R$390,00
    RISERS USB R$115,00
    FONTE EVGA 850W R$500,00
    CPU AMD SEPROM 145 R$ 80,00
    TOTAL R$6425,00
    ROI SEM ENERGIA R$ 8 MESES 2 SEMANAS
    TOTAL HASHRATE 171MH/S
    DIFICULDADE ATUAL 83,9733
    ETH Price: 9,59
    Pool Fee 1%
    ETH MES 26.39
    VALOR EM DOLAR U$250.56

    Que mobo em específico seria essa?
  • uzzyuzzy Member Posts: 33
    Se com energia, atente-se às tarifas, elas cobram por pacote de consumo
    Valor x de 100kw~300kw (Mês)
    Valor y acima de 300kw (Mês)

    Basta consultar tarifas.
  • luciojpluciojp Member Posts: 6
    Achei uma Placa Mae Asrock H81 Pro Btc por R$600,00 e vou colocar um processador Intel Celeron G1820 Haswell R$150. Mesmo kit de um gringo que tá usando 6x rx 470. E ainda tá saindo mais em conta que o primeiro kit que falei. E aí, o que acham?
  • uzzyuzzy Member Posts: 33
    luciojp said:

    Achei uma Placa Mae Asrock H81 Pro Btc por R$600,00 e vou colocar um processador Intel Celeron G1820 Haswell R$150. Mesmo kit de um gringo que tá usando 6x rx 470. E ainda tá saindo mais em conta que o primeiro kit que falei. E aí, o que acham?

    esse é o kit miner que a maioria usa.
  • marcosrs77marcosrs77 Member Posts: 2
    Ola, estou iniciando, sou do RS, estou com dificuldades de encontrar o hardware, alguem pode me ajudar?
  • uzzyuzzy Member Posts: 33

    Ola, estou iniciando, sou do RS, estou com dificuldades de encontrar o hardware, alguem pode me ajudar?

    é complicado o acompanhamento do forum, por isso as vezes demora a reposta.
    há grupos no telegram e whatsapp que vc consegue sanar duvidas em um menor periodo de tempo.
    Mas qual sua duvida?
  • dan89dan89 Member Posts: 1
    Boa noite.
    Estou procurando a placa mae Asrock H81 Pro Btc mas nao to achando em nenhum lugar. Onde vocês compram? Qual o lugar que sai mais em conta?Obrigado!
Sign In or Register to comment.